quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Plano Nacional de Combate ao Crack

Proposição de autoria do vereador Juscelino Juquinha vai de encontro ao proposto pelo governo federal. A criação do Comitê Municipal de enfrentamento ao crack e outras drogas será de grande importância para o combate aos entorpecentes em Bocaiuva. Em nível nacional o governo vai investir cerca de R$ 410 milhões para combater o consumo de crack e outras drogas no país. O enfrentamento prevê três frentes que vão abordar prevenção, combate ao tráfico e tratamento. Profissionais da saúde, educação e assistência social serão treinados para atender os dependentes e as famílias, além de alertar sobre os riscos do uso da droga. Com os investimentos, o Ministério da Saúde espera dobrar a quantidade de leitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para dependentes químicos, passando de 2,5 mil para 5 mil até o início deste ano.

O crack é uma substância derivada da cocaína, apresentada em forma de pedras, feita a partir da mistura da pasta base com diversos produtos químicos. É uma droga estimulante do sistema nervoso central, que causa o aumento da pressão arterial e aceleração dos batimentos cardíacos. O uso frequente pode provocar convulsões, parada cardíaca e levar à morte.

"Enfrentaremos esse mal como em uma guerra, onde é necessário muita perseverança e coragem para encarar o inimigo. Muitas famílias bocaiuvenses, infelizmente, têm sofrido muito com seus jovens  filhos tendo suas vidas ceifadas pelo consumo do crack. Queremos vida. E estamos trabalhando para isso acontecer. Drogas não." Destacou o vereador Juscelino Juquinha em entrevista à rádio Estação Gerais 101,5 FM.