sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Projeto de Lei prevê mais transparência nas contas públicas de Bocaiuva


Na próxima segunda-feira será votado na Câmara de Bocaiuva o Projeto de Lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha que dispõe sobre a transparência nas contas públicas. Para o vereador, o direito à informação é um aspecto primordial para a democracia. Com a população bem informada haverá uma participação maior na elaboração e fiscalização de políticas públicas. Somente com o acesso dessas intenções e ações de seus governantes, a população poderá contribuir efetivamente com as decisões que afetam o futuro de nossa cidade, de nosso país.

A informação é um direito fundamental do cidadão e uma obrigação do Poder Público em publicizar os seus atos, em conformidade com o previsto na Constituição Federal em seus artigos 5º, inciso XXXIII, e 37, § 3º, II.
A disponibilização de dados abertos pelos órgãos públicos é de fundamental importância para a sociedade no acompanhamento da atuação de seus representantes, e essencial para a participação política, contribuição e fiscalização. O acesso a essas informações ampliará o combate à corrupção, ao tráfico de influência e ao uso indevido da máquina pública para interesses privados.

Com as tecnologias de informação e comunicação - TICs, a informação pública digitalizada se torna um instrumento de extrema eficiência e eficácia de ação política para os cidadãos.

“Tenho a certeza de que a medida proposta implicará em um grande avanço na Gestão Pública e na aplicação dos princípios explícitos e implícitos da Administração Pública previstos na Constituição Federal, Estadual e na Lei Orgânica do município, e do direito à informação que é protegido pela nossa Carta Maior como cláusula pétrea.” Ponderou o vereador Juscelino Juquinha.

Participe das sessões da Câmara Municipal de Bocaiuva, sempre às segundas-feiras a partir das 20h.