terça-feira, 26 de junho de 2012

Infância Segura - não à pedofilia


A Câmara Municipal de Bocaiuva aprovou Projeto de Lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha que incorpora à agenda social do município a “semana da conscientização, prevenção e combate à violência e ao abuso sexual de crianças e adolescentes”. O Projeto de Lei prevê uma série de medidas socioeducativas que em parceria com a sociedade contribuirão, sobremaneira, para o enfrentamento desse sério problema que também aflige Bocaiuva-MG.

O art. 1 da lei prevê que a “Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”, se realizará anualmente na semana correspondente ao dia dezoito de maio. Nesse dia é comemorado em âmbito nacional o dia de “Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/2000. O dia 18 de maio é ilustrado pelo “O Caso Araceli”, ocorrido em 1937, que depois de violentada foi brutalmente assassinada com apenas 8 anos de idade em Vitória-ES.

Durante os últimos dias a mídia nacional voltou a dar ênfase a essa questão, sobretudo, pela repercussão da entrevista dada pela apresentadora de programas infantis Xuxa Meneghel, revelando que sofreu abuso sexual quando criança. Contudo, não temos o que comemorar. O Brasil é o líder no ranking de países com a maior incidência de crimes de pedofilia cometidos pela internet e o terceiro no índice de abusos sexuais de crianças e adolescentes. Dados fornecidos pela CPI da Pedofilia do Senado Federal. Atualmente, mais de 200 crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual são acompanhadas pelos profissionais do CREAS e Conselho Tutelar de Bocaiuva-MG.

Dessa forma, o Projeto de Lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha tem como principal objetivo um engajamento da sociedade bocaiuvense nas práticas de conscientização, prevenção e combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes no Município. Assim, acreditamos que a adoção das medidas relacionadas por esta Lei irá contribuir significativamente, atingindo diversos setores da nossa comunidade, levando informações do modo de prevenção e denúncia dos abusadores às autoridades competentes.