sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano-Novo

Em 2010...

Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída. Que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar. Talvez, tenhamos perdido tempo demais nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.

Aprendemos que é necessário um dia de chuva para darmos valor ao Sol, mas se ficarmos expostos muito tempo, ele pode nos queimar. Descobrimos que heróis não são aqueles que realizam obras notáveis, mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as consequências dos seus atos.

Aprendemos que, não importa em quantos pedaços nosso coração esteja partido, o mundo não sossega para que nós o consertemos. Enxergamos que, em vez de ficar esperando alguém nos trazer flores é melhor plantar um jardim. Aprendemos que, amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes. Cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.

Aprendemos que, o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM nós temos. E que boa família são os amigos que escolhemos. Sentimos que, as pessoas mais queridas às vezes podem até nos ferir. E talvez, não nos amem tanto quanto nós gostaríamos, o que não significa que não amem muito, talvez seja o máximo que conseguem. Isso é o mais importante.

Aprendemos que, toda mudança inicia um ciclo de construção, se você não se esquecer de deixar a porta aberta. Que o tempo é precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro. O nosso futuro ainda está por vir. Então, aprendemos que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.

Feliz 2011!!!

São os votos do vereador Juscelino Juquinha e família a todas as nossas amigas e amigos.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bocaiuva terá Conselho da Juventude

A Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha que institui o Conselho Municipal da Juventude em Bocaiuva MG. A criação desses conselhos com a finalidade de exercer o controle público ou social, tanto sobre órgãos da administração pública quanto sobre a gestão de políticas públicas têm sido a tradução dos métodos mais modernos e democráticos de gestão da coisa pública e, portanto, não podem e não devem prescindir da participação popular. A juventude, obviamente, não merece tratamento diferenciado.

As políticas públicas de juventude se tornaram sólida realidade no Brasil, fato que se observa, dentre muitas outras referências, pela recém-criada Secretaria Nacional de Juventude, Conselho Nacional de Juventude, Programas Federais Pró-Jovem e Primeiro Emprego, e inclusão do Jovem na constituição, exclusivamente voltado para a juventude de todo o país.

Mas não é apenas em âmbito federal que se observa o avanço, incontáveis prefeituras de todo o país promoveram a criação de órgãos específicos para gerir e executar políticas para o segmento, além, claro, de experiências de êxito na criação e condução de conselhos municipais de juventude, como o proposto pelo vereador Juscelino Juquinha.

Trata-se de um movimento na política nacional de compreensão da necessidade de uma discussão específica do segmento populacional juventude, cujas necessidades e demandas em muito se diferem do segmento de infância e adolescência, este sim com vasta proteção legal. A política para o jovem, dito de modo simplificado, busca preservar sua autonomia e garantir espaços de participação política, e não mais a proteção e tutela de direitos.

Assim, ao jovem, pela falsa ideia de que seja incapaz de exercer a atividade de criação racional e de que não tenha plena consciência de suas necessidades, restaria a função de receptor de políticas públicas pré-concebidas sem a sua participação. É precisamente essa concepção que a criação do Conselho Municipal da Juventude busca combater, demonstrando sua absoluta falsidade, buscando elaborar um espaço de autonomia para a realização do debate crítico, que tenha como finalidade impulsionar a organização consciente da Juventude. 

O processo que presenciamos na atualidade, com tímida tendência de modificação, é o de não abertura à participação do Jovem no processo decisório, constituindo um mecanismo de exclusão sistemática. É preciso que à juventude sejam dadas condições para o seu desenvolvimento e à plena realização de suas potencialidades. Dessa forma, o Conselho Municipal da Juventude pode se constituir em mais um dentre importantes instrumentos e espaços de atuação juvenil.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Geração de emprego e renda

De autoria do vereador Juscelino Juquinha, foi encaminhado ao Chefe do Executivo proposições que criam os programas de Incubadora de Empresas e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Solidário, tendo como premissa combater a pobreza e o desemprego, aplicando recursos em ações que promovam a geração de emprego, trabalho e renda, bem como, o desenvolvimento de empreendimentos solidários o incentivo ao cooperativismo e à formação de micro e pequenas empresas e outras formas de economia solidária.

A incubadora de empresas irá assessorar a criação de grupos interessados na formação de novas pequenas empresas e cooperativas de trabalho em Bocaiuva MG. Aprimorar métodos de gestão e prestar serviços de consultoria para cooperativas, além de acompanhar o desenvolvimento de suas atividades. O programa também tem a finalidade de orientar a captação de recursos para a instalação e implantação das novas empresas e cooperativas, visando a geração de emprego e renda no nosso município. Somado ao esforço já implementado pelo Pró Jovem Trabalhador, CVT e SINE. Essa iniciativa muito contribuirá para o desenvolvimento de nossa cidade, que ressalte-se é carente de oportunidades de trabalho.

Micro e pequenas empresas respondem por mais de 50% dos empregos formais do Brasil. Precisamos de mão-de-obra sim, mas, sobretudo de empreendedores que criem novas oportunidades de trabalho e geração de emprego e renda em Bocaiuva.

Boa idade e inclusão digital

A câmara municipal de Bocaiuva aprovou projeto de lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha que dispõe sobre a política de inclusão digital do idoso, uma medida que contribuirá para a construção de uma cidade mais justa, mais humana e com o objetivo de fortalecer a cultura da proteção à terceira idade em nosso município. Aproveitando-se das estruturas dos telecentros criados em nossa cidade.

Vivemos um período marcado por grandes avanços tecnológicos em várias áreas do conhecimento humano, que estão repercutindo na qualidade de vida e na longevidade das pessoas. Isso está ocorrendo não só em países de primeiro mundo, mas também nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil e também aqui em Bocaiuva. Os idosos em sua grande maioria são pessoas ativas, participantes da sociedade, não podendo serem excluídos dos benefícios trazidos pelo acesso aos recursos da tecnologia da informação e comunicação, representados pela internet e outras ferramentas da computação.

Inveja, a arma dos derrotados

“...a inveja mata o tolo" (Jó 5:2).

Conta-nos uma fábula que duas águias voavam juntas. Uma tinha muita inveja da outra porque esta conseguia voar mais alto e com muito mais elegância. Sentindo-se inferior, a águia invejosa planejou vingar-se da companheira e começou a arrancar suas maiores e mais fortes penas e atirar contra a outra, como flechas, com o propósito de feri-la ou mesmo matá-la. Seria a sua desforra. Mas não conseguiu atingir a outra águia porque esta voava muito mais alto. Ao contrário desta, a perdedora, pela falta de suas penas, acabou enfraquecida e esborrachando-se no chão.

O sentimento mesquinho da inveja jamais trará qualquer benefício aos que o cultivam no coração. O sucesso dos que estão ao nosso redor, em vez de gerar descontentamento e inveja deve ser um motivo a mais de felicidade, por ver as conquistas dos amigos, e um estímulo para prosseguir em busca das nossas próprias vitórias.

Deus tem seus planos para todos nós. Ele coloca cada um no lugar que achar melhor, concede-lhe talentos, que são diferentes, e quando os desempenhamos de acordo com a vontade do Senhor, mesmo que em níveis diferentes, somos tão ou mais vitoriosos do que aqueles a quem admiramos.

A inveja pelo sucesso alheio torna quem a pratica ainda menor, candidatando-se a viver debaixo de frustrações e derrotas. O alvo de sua inveja conseguirá alçar grandes voos e o seu destino é esborrachar-se no chão!

Alegre-se sempre com as bênçãos que Deus lhe concede... e com as dos outros também! Os que temem a Deus são como águias que voam alto.