sábado, 22 de outubro de 2011

Ficha Limpa em Bocaiuva


O vereador Juscelino Juquinha, protocolou nessa semana o Projeto de Lei que disciplina as contratações e nomeações para aos cargos comissionados em âmbito municipal e que deverão obedecer as regras da lei da FICHA LIMPA.

A sociedade brasileira percorreu um longo caminho até atingir esse objetivo. Em 1999 foi aprovada a Lei n° 9.840, que tornou possível a cassação de mais de mil políticos por compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa. “Foi a primeira vez que a sociedade brasileira apresentou e viu aprovado um Projeto de Lei de iniciativa popular em que se concedeu à Justiça Eleitoral poderes mais amplos para aplicar punições severas aos que praticam atos de corrupção eleitoral”, lembrou o vereador Juscelino Juquinha.

No ano passado, com mais de 1,6 mi de asinaturas, a sociedade brasileira demonstrou a sua capacidade de participação com a aprovação da Lei Complementar 135/2010, a Lei da FICHA LIMPA, que ampliou essa vitória da sociedade, colaborando para a formação de melhores quadros políticos no país.

Contudo, será ético e democrático estender essas restrições feitas aos políticos corruptos às contratações e nomeações aos cargos comissionados em Bocaiuva. Dessa forma, estaremos contribuindo efetivamente para a prevenção à corrupção, impedindo que pessoas com condenações por envolvimento com a corrupção e outros crimes sejam nomeadas para o exercício de função em cargos da administração direta e indireta, descritos neste Projeto de Lei.  A nossa sociedade clama por honestidade e lisura no trato com a coisa pública, essa iniciativa pugna pelas cosequências benéficas ao convívio social.