quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bocaiuva terá Conselho de Trânsito

Em junho deste ano foi aprovado pela Câmara Municipal de Bocaiuva Projeto de Lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha que dispôs sobre a criação do Conselho Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Este colegiado será o foro adequado para o cidadão sugerir, questionar e atuar de forma integrada e efetiva na busca de um trânsito seguro, funcional e justo para todos, como exige a verdadeira cidadania e o próprio Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

O trânsito é composto por veículos, pedestres, ciclistas etc. Dessa forma, como tudo em nossa vida, também exige organização, sobretudo, numa cidade como a nossa que já conta, conforme dados oficiais e fornecidos pelo IBGE, DENATRAN e MINISTÉRIO da JUSTIÇA com uma frota (2009) de 8.885 veículos, quais sejam: 3.931 automóveis; 3.544 motocicletas; 708 caminhonetes; 348 caminhões; 116 ônibus; 33 micro-ônibus; 38 caminhões tratores e 1 trator de rodas, ressalve-se, que todos esses são veículos registrados em Bocaiuva, aqui não se consideram os emplacados em outros municípios.

A grande missão do Conselho de Trânsito será promover a segurança do trânsito na cidade, elaborando, implementando e reajustando constantemente um conjunto de ações harmônicas, efetivas e, sobretudo, adequadas a realidade e às necessidades de Bocaiuva, que serão executadas pelo Departamento Municipal de Trânsito, outra importante proposição de autoria do vereador Juscelino Juquinha aprovada pela Câmara de Vereadores, e que depois de colocada em prática pela prefeitura deverá ser responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão e execução das atividades de trânsito em nível municipal.

Contudo, a prefeitura passará a ter competências executivas na gestão do trânsito. A descentralização dos serviços de trânsito para a administração municipal permitirá que os problemas passem a serem resolvidos de forma mais adequada e específica, pelas autoridades municipais, pois elas estão mais próximas da população e passam a ter jurisdição direta sobre as vias. Transtornos causados por ruas sem sinalização, falta de destinação de estacionamentos na área central, semáforos desprogramados e outros aborrecimentos aos pedestres e condutores, poderiam ser facilmente resolvidos se já existissem um Conselho de Trânsito e um Departamento Municipal de Trânsito em Bocaiuva.

domingo, 7 de novembro de 2010

Vereador Juscelino reivindica nova Biblioteca



Tão logo assumiu o seu mandato, o vereador Juscelino Juquinha apresentou em plenário, no dia 17/05/2010, Projeto Indicativo nº 26/2010 requisitando do chefe do executivo uma ampla reforma do prédio da Biblioteca Pública Municipal, bem como, a solicitação de construção ou aquisição (seja na modalidade locação ou compra) de um prédio para a instalação de uma nova unidade de Biblioteca Pública em nossa cidade, haja vista, que as instalações da atual  se encontram precárias pelo seu pequeno espaço e condições adversas à boa prática dos estudos da Juventude bocaiuvense. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Em sua proposição, o vereador Juscelino Juquinha destacou que a nova unidade deverá ser informatizada e o seu acervo completamente catalogado, destinando área suficiente para a acomodação dos livros e local adequado para os estudos da Juventude bocaiuvense, respeitando as necessidades dos portadores de deficiência. Ao projeto foi apensado abaixo-assinado contendo quase uma centena de signatários.

Na próxima sessão ordinária, a realizar-se nesta segunda-feira dia 08/11/2010, entrará em pauta outro importante projeto de lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha, que estabelece a política municipal do livro no município de Bocaiuva. Isso tudo porque, como bem salientou a professora Cleide Silva, "ler é estimulante. Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros colocam-nos em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos. Os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar."

Isso é compromisso com a verdade. Esse é: O jeito Jovem de fazer Política. Todas as minhas proposições estão a sua disposição, solicite a sua cópia através de um dos meus contatos, ao lado, que terei maior satisfação em compartilhar com você esse trabalho. Muito obrigado. Deus o abençoe, sempre.