sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fim do troca-troca dos nomes das ruas

Início da Av. Herbert de Souza, antiga Presidente Dutra, Centro.
O vereador Juscelino Juquinha apresentará na próxima sessão ordinária 16/05 Projeto de Lei (clique aqui) que objetiva disciplinar e regulamentar as ações necessárias para a denominação e identificação das vias públicas, praças e demais logradouros de Bocaiuva.

O PL de autoria do vereador Juscelino Juquinha possui a intenção de envolver a comunidade nesse processo, possibilitando, dessa forma, que os cidadãos possam se expressar acerca das possíveis mudanças. Tudo isso, porque a simples alteração do nome de uma rua implica em várias consequências, muitas para as pessoas físicas e principalmente para as empresas localizadas nesse logradouro.

Essas mudanças acarretam, muitas vezes, a dificuldade da prestação de serviços essenciais à população de nossa cidade, como dos Correios, Polícia Militar, SAAE, CEMIG dentre outras. Essas mesmas complicações são sentidas pelos munícipes quando necessitam, por exemplo, alterarem cadastros comerciais ou bancários, identificação dos locais para entrega de remédios, móveis etc., o que por vezes, chega a ser muito dispendioso.

A mudança constante nos nomes das ruas causa um imenso prejuízo à população, para quem é morador ou nela possui comércio ou indústria. Talvez o projeto possa não agradar a alguns vereadores, mas o objetivo não é prejudicar ninguém, outrossim, apenas frear esse hábito que interfere prejudicialmente na vida dos moradores. Precisamos, contudo, disciplinar e impedir que nossa história passe em branco, pois já ocorreram casos de pessoas que historicamente contribuíram com Bocaiuva e tiveram seus nomes retirados de algumas ruas, como exemplo, a antiga Avenida Presidente Dutra rebatizada como Herbert de Souza, o nosso conterrâneo Betinho, não menos importante para nós bocaiuvenses, mas o fato é que a homenagem ao Presidente Eurico Gaspar Dutra foi pelo fato de ele ter vindo à nossa cidade enquanto presidente do Brasil, o único até hoje, e por aqui permanecido por dois dias e desfilado em carro aberto naquela Avenida.

“Há um ano exercendo a função de vereador, nunca fui procurado por alguém pedindo para mudar o nome de sua rua, pelo contrário, no mínimo umas dez já me reclamaram pelos transtornos causados por mudanças de nomes de ruas em nossa cidade", afirmou o vereador Juscelino Juquinha.