segunda-feira, 15 de agosto de 2011

História de Bocaiuva nas salas de aula

O vereador Juscelino Juquinha protocolou hoje 15/08/2011 o projeto de lei que dispõe sobre a inclusão na grade curricular do ensino fundamental de conteúdo que ensina da história do município de Bocaiuva nas escolas municipais. Essa iniciativa se deriva pelo fato de a grande maioria dos cidadãos bocaiuvenses saberem pouco a respeito da sua própria história. A história conhecida por essa maioria é originada principalmente no senso comum e de fontes meramente narrativas, que também são importantes, mas permanecendo os documentos e a história oficial excluídos da grade curricular dos estudantes.

Comumente, a formação geopolítica de Bocaiuva tem sido analisada na perspectiva da religiosidade, dito de outra forma, pela lenda da chegada da imagem do Senhor do Bonfim. Diante disso, precisamos conhecer a nossa história além dos aspecto religioso e também permitir que as gerações futuras a conheçam.

Conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas o (IBGE), a primeira expedição a penetrar a região onde se localiza o município de Bocaiuva foi a do bandeirante Espinosa Navarro, durante meados do séc. XVI e posteriormente chegou à região ainda no séc. XVII o bandeirante Fernão Dias, deixando essa bandeira fixou-se nessa região dos Gerais o povoador Antônio Gonçalves Figueira que adquiriu as fazendas Jaíbas, Olhos D’água  e Montes Claros, originando muitas cidades do norte de Minas, inclusive Bocaiuva. Atualmente, nossa Cidade Ternura conta com uma população de 46.654 habitantes.