quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Folia de Reis, Alto Belo 2012!


Apresentação do Terno de Folia em 2011
Acontecerá no próximo final de semana a tão esperada Folia de Reis de Alto Belo, edição 2012. As Folias surgiram na tradição católica, a passagem bíblica em que o Menino Jesus foi visitado pelos três Reis Magos Baltazar, Melquior e Gaspar converteu-se na tradicional visitação feita pelas Folias. A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa e espanhola ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da sua identidade cultural, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações religiosas de muitas regiões do país, como acontece no distrito bocaiuvense de Alto Belo.

No Brasil a visitação das casas pelas Folias dura do final de dezembro até o dia de Reis 06/01 ou mais, como ocorrerá em Alto Belo nos dias 13,14 e 15. Feita por grupos organizados chamados em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, são compostos por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecido em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.


A música é um elemento indispensável e sempre sobre temas religiosos. Os momentos emocionantes são a canção de chegada, onde o líder (ou Capitão) pede permissão ao dono da casa para entrar, e a canção da despedida, onde a Folia agradece as doações e a acolhida. O Mestre, por sua vez, tem papel especial de iniciar o canto, que é feito em versos e de improviso, agradecendo os donativos da casa visitada. Os outros componentes, então repetem os versos, cada qual em sua voz, na cadência definida pelo Mestre, acompanhados pelos instrumentos que tocam.


Você e a sua família são convidados a adorar o Menino Jesus. Participe da maior festa de Reis da região, durante os dias 13,14 e 15 de jan/2012 em Alto Belo.