sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comitê antidorgas


Bocaiuva terá política pública permanente de combate ao tabagismo e outras drogas. A lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha foi sancionada esta semana pelo prefeito Ricardo Veloso (PSDB).

Conforme dados fornecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial de Bocaiuva (CAPS AD), a cada grupo de 60 (sessenta) pessoas, aproximadamente, atendidas naquela instituição não menos que a metade pretende abandonar o uso contínuo do cigarro. Nesse sentido, para ampliar essa cobertura devemos reforçar a aplicação de leis e ações educativas que combatam o tabaco, principalmente entre a Juventude. Atualmente a procura pelo tratamento desse vício tem sido elevada, e isso se deve pelo fato de a sociedade já reconhecer o cigarro como uma droga, tomando consciência do mal que ele pode causar.

As ações educativas propostas neste projeto visam a integração com as campanhas de comunicação de massa, como as desenvolvidas durante as datas comemorativas do Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) e Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro) e outras ações contínuas, que utilizam unidades de saúde, escolas e ambientes de trabalho como canais para atingir o público – alvo.

Consoante a essa iniciativa também foi aprovada pela Câmara Municipal proposição do vereador Juscelino Juquinha que estabelece o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Crack e as Outras Drogas. O uso sistemático das drogas traz sérias conseqüências físicas, psicológicas e sociais. Os jovens adolescentes estão entre os seus principais usuários. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem a maconha, conforme o site antidrogas.com. Nos últimos anos o uso do crack tem crescido de forma vertiginosa nas grandes cidades e principalmente pelo interior do Brasil, e infelizmente Bocaiuva tornou-se um desses destinos. Em nossa cidade já são centenas os usuários de maconha, cocaína, crack e outras drogas, conforme informações obtidas através das Polícias Militar e Civil, além do próprio CAPS AD.

Droga mata, formado a partir do resto da cocaína, o crack tem um poder infinitamente maior de gerar dependência, pois a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas. Ao prazer intenso e efêmero, segue-se a urgência da repetição. Além da exposição à violência e a situações de perigo que também podem matá-lo são consequências do consumo do crack: fome e sono, disfunções sexuais, doenças respiratórias, cardíacas, ossos e músculos, sistema neurológico, oscilações de humor, prejuízo cognitivo e doenças psiquiátricas.

Contudo, os especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. Informação, educação e diálogo são apontados como o melhor caminho para impedir que crianças, jovens e adultos se enveredem para o vício das drogas. Nesse sentido, a atuação do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Crack e as Outras Drogas terá um papel importante no combate às drogas e pela proteção da  Juventude bocaiuvense. Vida Sim, Drogas Não.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ECA nas escolas. Direitos dos Jovens!



Agora é lei. Mais um importante projeto de autoria do vereador Juscelino Juquinha foi sancionado pelo prefeito de Bocaiuva, Ricardo Veloso (PSDB). É o ECA nas escolas, que tem por objetivo institucionalizar na rede municipal de ensino o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (§ 5º do art. 32), com redação dada pela Lei nº 11.525 de 2007, que obriga a inclusão, no currículo do ensino fundamental, de conteúdos que tratem dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. 

Trata-se de um grande avanço na efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, pois a abordagem na educação será um instrumento fundamental para tornar o Estatuto mais conhecido e melhor compreendido, produzindo uma mudança cultural, rompendo-se com a ideia que ainda permanece mesmo depois de completados 20 anos do Estatuto, de que ele seja uma lei que prejudica o trabalho do professor por permitir tudo. Pelo contrário, o ECA é um instrumento de garantia de direitos que, portanto, gera deveres e responsabilidades, tanto para crianças quanto adolescentes, observada sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, como para a sociedade, família e Estado responsáveis pela garantia dos direitos. O que desejamos? Uma mudança de atitude a partir do desenvolvimento do pensamento crítico.

Portanto, para que essa premissa seja levada a efeito, a criança e o adolescente devem ter acesso a todas as informações possíveis acerca dos seus direitos, e a escola é um dos principais locais para que isso ocorra. É fundamental que a educação para o exercício de direitos comece cedo, o que certamente contribui para a consolidação da cidadania dessas crianças e adolescentes, que poderão compreender, apreender e disseminar os direitos de crianças e adolescentes, exigindo-os a quem compete a sua efetivação.

No que diz respeito ao projeto político-pedagógico das escolas, a lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha exigirá a transversalidade do tema no currículo e projetos, garantindo que se promova o debate crítico nas diversas disciplinas, como português, ciências, história e geografia, inserindo o universo do direito no dia-a-dia das crianças, adolescentes, professores e familiares. Quem almeja um bom futuro, investe na formação consciente e cidadã das crianças e adolescentes.

Betinho, filho de Bocaiuva - 75 anos


Na santa missa celebrada no último domingo às 19h na matriz do Senhor do Bonfim, em Bocaiuva, o padre Brígido cobrou das autoridades bocaiuvenses uma justíssima homenagem a um grande filho desta bendita terra, Herbert de Souza ou simplesmente Betinho, o irmão do Henfil. Se vivo estivesse completaria neste 03 de novembro 75 anos de idade.

Nascido em Bocaiuva no dia 03/11/1935, Betinho formou-se em Ciências Sociais e tornou-se sociólogo. Esteve sempre presente nas lutas sociais e políticas, comprometendo-se a ampliar a democracia e a justiça social, erguendo a bandeira do humanismo. Escreveu diversos livros, artigos e ensaios onde denunciou a exclusão social, concentração de renda e controle político pela minoria.
 
Em função da necessidade indispensável de transfusões de sangue contínuas contraiu a AIDS, além de já ter a sua saúde debilitada por ser hemofílico. Essas complicações agravariam mais tarde a sua vida, falecendo no dia 08/08/1997.

Betinho foi um personagem humano e divino, sua dedicação aos pobres e aos contaminados pelo HIV transcendeu seus limites pessoais, levando-o a realizar magníficos projetos, chamando a atenção para o reconhecimento da solidariedade e dos direitos humanos em uma sociedade tão injusta, entre os seus trabalhos destacou-se a Campanha do NATAL SEM FOME, que perdura até os dias de hoje. 

Quando instaurou-se o fatídico golpe de 64, Betinho iniciou sua  luta na resistência contra a ditadura militar, coordenando instituições de caráter democrático na oposição ao regime autoritário que se instalara no Brasil. No começo da década de 70, partiu num "rabo de foguete", dito de outra forma, foi para o exílio.

Assim que foi decretada em 1979 a anistia política aos exilados, pelo presidente do Brasil João Batista Figueiredo,  Betinho tornou-se um dos mais esperados brasileiros, e não poderia ter sido diferente. No vídeo abaixo extraído do seriado transmitido pela TV Globo "Queridos Amigos" podemos sentir a emoção da volta do irmão do Henfil, o bocaiuvense Herbert de Souza, eternizada na voz da também saudosa Elis Regina. Para saber mais sobre o Betinho acesse www.conversascombetinho.org.br.

Aos mais interessados, no Blog do Pe. Brígido há uma imagem do comprovante de batizado do Betinho, recuperado do acervo da Paróquia Senhor do Bonfim, vale a pena conferir.

Na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bocaiuva, o vereador Juscelino Juquinha fará um pronunciamento em homenagem ao Betinho. Participe, dia 22/11/2010 às 20h.