quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bocaiuva terá Conselho de Trânsito

Em junho deste ano foi aprovado pela Câmara Municipal de Bocaiuva Projeto de Lei de autoria do vereador Juscelino Juquinha que dispôs sobre a criação do Conselho Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Este colegiado será o foro adequado para o cidadão sugerir, questionar e atuar de forma integrada e efetiva na busca de um trânsito seguro, funcional e justo para todos, como exige a verdadeira cidadania e o próprio Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

O trânsito é composto por veículos, pedestres, ciclistas etc. Dessa forma, como tudo em nossa vida, também exige organização, sobretudo, numa cidade como a nossa que já conta, conforme dados oficiais e fornecidos pelo IBGE, DENATRAN e MINISTÉRIO da JUSTIÇA com uma frota (2009) de 8.885 veículos, quais sejam: 3.931 automóveis; 3.544 motocicletas; 708 caminhonetes; 348 caminhões; 116 ônibus; 33 micro-ônibus; 38 caminhões tratores e 1 trator de rodas, ressalve-se, que todos esses são veículos registrados em Bocaiuva, aqui não se consideram os emplacados em outros municípios.

A grande missão do Conselho de Trânsito será promover a segurança do trânsito na cidade, elaborando, implementando e reajustando constantemente um conjunto de ações harmônicas, efetivas e, sobretudo, adequadas a realidade e às necessidades de Bocaiuva, que serão executadas pelo Departamento Municipal de Trânsito, outra importante proposição de autoria do vereador Juscelino Juquinha aprovada pela Câmara de Vereadores, e que depois de colocada em prática pela prefeitura deverá ser responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão e execução das atividades de trânsito em nível municipal.

Contudo, a prefeitura passará a ter competências executivas na gestão do trânsito. A descentralização dos serviços de trânsito para a administração municipal permitirá que os problemas passem a serem resolvidos de forma mais adequada e específica, pelas autoridades municipais, pois elas estão mais próximas da população e passam a ter jurisdição direta sobre as vias. Transtornos causados por ruas sem sinalização, falta de destinação de estacionamentos na área central, semáforos desprogramados e outros aborrecimentos aos pedestres e condutores, poderiam ser facilmente resolvidos se já existissem um Conselho de Trânsito e um Departamento Municipal de Trânsito em Bocaiuva.