segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Betinho, filho de Bocaiuva - 75 anos


Na santa missa celebrada no último domingo às 19h na matriz do Senhor do Bonfim, em Bocaiuva, o padre Brígido cobrou das autoridades bocaiuvenses uma justíssima homenagem a um grande filho desta bendita terra, Herbert de Souza ou simplesmente Betinho, o irmão do Henfil. Se vivo estivesse completaria neste 03 de novembro 75 anos de idade.

Nascido em Bocaiuva no dia 03/11/1935, Betinho formou-se em Ciências Sociais e tornou-se sociólogo. Esteve sempre presente nas lutas sociais e políticas, comprometendo-se a ampliar a democracia e a justiça social, erguendo a bandeira do humanismo. Escreveu diversos livros, artigos e ensaios onde denunciou a exclusão social, concentração de renda e controle político pela minoria.
 
Em função da necessidade indispensável de transfusões de sangue contínuas contraiu a AIDS, além de já ter a sua saúde debilitada por ser hemofílico. Essas complicações agravariam mais tarde a sua vida, falecendo no dia 08/08/1997.

Betinho foi um personagem humano e divino, sua dedicação aos pobres e aos contaminados pelo HIV transcendeu seus limites pessoais, levando-o a realizar magníficos projetos, chamando a atenção para o reconhecimento da solidariedade e dos direitos humanos em uma sociedade tão injusta, entre os seus trabalhos destacou-se a Campanha do NATAL SEM FOME, que perdura até os dias de hoje. 

Quando instaurou-se o fatídico golpe de 64, Betinho iniciou sua  luta na resistência contra a ditadura militar, coordenando instituições de caráter democrático na oposição ao regime autoritário que se instalara no Brasil. No começo da década de 70, partiu num "rabo de foguete", dito de outra forma, foi para o exílio.

Assim que foi decretada em 1979 a anistia política aos exilados, pelo presidente do Brasil João Batista Figueiredo,  Betinho tornou-se um dos mais esperados brasileiros, e não poderia ter sido diferente. No vídeo abaixo extraído do seriado transmitido pela TV Globo "Queridos Amigos" podemos sentir a emoção da volta do irmão do Henfil, o bocaiuvense Herbert de Souza, eternizada na voz da também saudosa Elis Regina. Para saber mais sobre o Betinho acesse www.conversascombetinho.org.br.

Aos mais interessados, no Blog do Pe. Brígido há uma imagem do comprovante de batizado do Betinho, recuperado do acervo da Paróquia Senhor do Bonfim, vale a pena conferir.

Na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bocaiuva, o vereador Juscelino Juquinha fará um pronunciamento em homenagem ao Betinho. Participe, dia 22/11/2010 às 20h.