terça-feira, 2 de novembro de 2010

Balanço das eleições e o futuro do PSDB


Do alto dos meus 26 anos, ainda não havia visto uma eleição presidencial nessas circunstâncias. Por cada cidade que passei fiquei cada vez mais atônito com estrutura montada em favor da candidata do PT, Dilma Roussef, pareciam eleições municipais e a máquina estatal fora utilizada além do seu limite. É claro, que nós Tucanos devemos analisar no que erramos e corrigir para a próxima batalha.  Ainda assim, não acredito que tivemos uma derrota política, porém eleitoral. Nós mineiros,  consagramos de uma vez por todas o Aécio como o grande nome da política brasileira atual. O PSDB conquistou o maior número de Estados e 47% dos eleitores, chegaremos a 2011 com 8 Estados e 64,5 milhões de eleitores que somados aos votos do DEM ultrapassam 50% do eleitorado brasileiro.

No domingo próximo passado o PSDB conquistou, neste segundo turno, governadores Tucanos no Pará, com Simão Jatene, em Goiás, com Marconi Perillo e os reeleitos Teotônio Vilela (Alagoas) e José Anchieta (Roraima), chegamos ao fim dessas eleições 2010 como majoritários em oito Estados. Na primeira rodada da campanha já havíamos assegurado os governos de São Paulo com Geraldo e Minas Gerais com o professor Anastasia, os dois maiores colégios eleitorais do País, além do Beto Richa (Paraná) e Siqueira Campos no Tocantins.

Não tenho dúvidas que a conquista desses estados seja fruto de amadurecimento do PSDB e consequentemente as pessoas estão começando a nos olhar de outra maneira. Precisamos acima de tudo e de uma vez por todas sepultarmos essa anedota de que o PSDB governa para ricos e só recebe votos dos ricos, situação jocosa em que teríamos 43.711.388 "milionários" no país ou 43,95% do eleitorado consciente que compareceu às urnas, optando pelo candidato José Serra do PSDB. Somados aos nossos erros devemos contabilizar também as políticas públicas que deram certo neste governo do PT e à alta popularidade e aprovação do presidente Lula. Agora é hora de rever conceitos e estratégias, difundindo a verdadeira face e compromissos do PSDB por Minas e pelo Brasil, interiorizar sempre mais para que em 2014 a plataforma esteja sólida para que o Brasil eleja aquele que será o melhor presidente de todos os tempos: AÉCIO NEVES.