sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Parlamento Jovem Bocaiuvense




Agora é lei. De autoria do vereador Juscelino Juquinha, a partir do próximo ano o poder legislativo Bocaiuvense será palco de uma experiência democrática ainda inédita em nosso município, o Parlamento Jovem.

O QUE É?

O Projeto Parlamento Jovem será destinado aos alunos do ensino médio das escolas das redes pública e privada de Bocaiuva. Suas atividades, a exemplo das bem sucedidas experiências da ALMG e da Câmara de BH, vão se desenvolver durante o primeiro semestre do ano, concentradas em três etapas: de formação política, de capacitação e de participação no Legislativo.

OBJETIVOS

Propiciar aos jovens estudantes do ensino médio um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da participação política numa sociedade democrática. estimulando o seu envolvimento em situações práticas de pesquisa, debate, negociação e realização de escolhas no contexto do Legislativo.

Dessa forma, o projeto atuará no sentido de combater a pobreza política, estimulando o envolvimento dos jovens estudantes em situações legislativas práticas, como pesquisa, debates, negociação e consequentemente votações simuladas no plenário da Câmara Municipal. O projeto final aprovado pelos “vereadores jovens” será encaminhado a uma comissão especial para que tramite oficialmente e seja sancionado pelo prefeito.